Pular para o conteúdo

PAGE

A  Parceria para Ação pela Economia Verde (PAGE, na sigla em inglês) tem como objetivo apoiar tecnicamente os governos na reformulação de políticas públicas setoriais em prol da transição do modelo atual para economias mais inclusivas, no modelo de Economia Verde Inclusiva (EVI), que resulta em melhoria do bem-estar da humanidade e igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz os riscos ambientais e a escassez ecológica.
O estado de Mato Grosso, em 2016, foi o primeiro e único estado federativo brasileiro a firmar a iniciativa PAGE, em consonância com a estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), vinculando o aumento de produtividade com a conservação ambiental e a inclusão social, reunindo atuação governamental e privada. 
O Governo de Mato Grosso, por meio do Decreto nº 739, de 10 de novembro de 2016, alterado pelo Decreto nº 298, de 21 de novembro de 2019, instituiu a Parceria para Economia Verde em Mato Grosso (PAGE - MT) e constituiu o Comitê Gestor Estadual de Articulação e Acompanhamento da PAGE  - MT com diversas competências, dentre estas, realizar o acompanhamento e a coordenação para sua implantação e fomentar a criação de ferramentas, instrumentos e indicadores para acompanhamento das ações. 
A matriz lógica da PAGE compreende os eixos estratégicos de atuação das ações no estado de Mato Grosso, sendo estes: 1. uso de energias renováveis; 2. agricultura familiar; 3. turismo sustentável; 4. planejamento e ordenamento territorial; e 5. regularização fundiária e ambiental.