SOBRE OS MERCADOS
Os mercados institucionais, formados a partir da organização dos programas de aquisição de alimentos da agricultura familiar, se constituem em importantes alternativas de inclusão socioprodutiva para agricultores familiares e Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) de Mato Grosso. É uma estratégia que contribui diretamente para a ampliação das oportunidades de geração de renda para esse público, além de criar redes locais de produção e abastecimento mais sustentáveis.
Nestes mercados, os agricultores familiares conseguem comercializar seus produtos de forma mais simplificada com as instituições públicas, dispensando toda a complexidade dos processos licitatórios e burocracia exigida nas compras governamentais. Desta forma, todos se beneficiam: os agricultores familiares que vendem mais, as instituições que compram melhor e a população que consome alimentos mais saudáveis.
Os principais programas de aquisição de alimentos da agricultura familiar em Mato Grosso são:
REFERÊNCIA TÉCNICA ESTADUAL
A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF/MT) é a coordenadora das ações governamentais para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em Mato Grosso, fundamentada na construção de um modelo capaz de contribuir para a geração de renda, respeitando o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente.
Dentre as prioridades elencadas no planejamento estratégico da SEAF/MT, o eixo “Agregação de Valor e Comercialização” ganha destaque especial por desenvolver um conjunto de ações que buscam superar as dificuldades enfrentadas por agricultores familiares e PCTs em colocar seus produtos nos circuitos de comercialização (feiras, mercado institucional, mercado convencional, entre outros) em condições competitivas e justas, bem como o acesso do consumidor a produtos com qualidade. Durante o processo de construção do PLANO ESTADUAL DA AGRICULTURA FAMILIAR (PEAF/MT), evidenciou-se a necessidade de mobilizar os vários segmentos organizados da sociedade para interagirem de forma coordenada visando impulsionar a execução dos programas governamentais de aquisição de alimentos da agricultura familiar.
Foi neste contexto que a SEAF/MT constituiu um serviço de referência técnica em mercados institucionais, polo irradiador das ações e experiências das compras diretas dos produtos da agricultura familiar. A lógica de atuação do serviço de referência parte da necessidade de se organizar uma rede capaz de responder as necessidades do seu próprio território, atuando como centro articulador e organizador das ações intra e interinstitucionais de mercados institucionais.

FERRAMENTAS ON-LINE
Pensando em possibilitar uma rápida interação dos usuários com os conteúdos informativos, a Seaf desenvolveu uma série de ferramentas on-line que buscam para facilitar a troca de informações relevantes à execução dos programas de compras públicas da agricultura familiar.
PRINCIPAIS FERRAMENTAS ON-LINE
|
|
|
|
PAINEL DE MERCADOS – uma vez que a compra é cadastrada na ferramenta on-line CADASTRO DE DEMANDA, ela automaticamente é publicada no Painel de Mercados, disponibilizando informações precisas sobre a compra aberta para a agricultura familiar. Estas informações facilitam o monitoramento das oportunidades pelos próprios agricultores familiares e pela Rede de Apoio Local, uma vez que possibilita acompanhar num único canal as oportunidades que estão sendo abertas em todo o estado e tomar a decisão se querem ou não participar.
|
|
CADASTRO "MAIS NOTÍCIAS" – é um formulário on-line simplificado onde o usuário pode se cadastrar em nossa rede de difusão. Assim, ele receberá semanalmente em seu e-mail e/ou telefone as informações mais recentes sobre os Mercados Institucionais para a Agricultura Familiar. As estratégias de difusão mais utilizadas neste canal são o “Mailing”, WhatsApp e SMS.
|
|
|
|
BOLETIM DE MERCADOS – o Boletim de Mercados compõe o conjunto de ferramentas de gestão criadas para demonstrar de forma dinâmica o desempenho das compras públicas da agricultura familiar, apresentando vários indicadores pré-estabelecidos em aplicativos gráficos de fácil entendimento. Nesta ferramenta o usuário poderá acompanhar o comportamento das compras abertas, como por exemplo o período em que se concentra a maioria das compras públicas, podendo assim antecipar-se e aproveitar o maior número de oportunidades que surgirem no decorrer do ano.
|
|
CADASTRO DE DEMANDA – nesta ferramenta, as instituições executoras dos programas de compras da agricultura familiar podem cadastrar suas demandas, bastando inserir as informações sobre sua compra solicitadas no formulário on-line, disponibilizando o edital ou aviso já publicado. Com estas informações, o serviço de referência difundirá a oportunidade de comercialização junto a Rede de Apoio Local, os agricultores familiares e os empreendimentos familiares rurais, potencializando assim o alcance e o acesso desta política pública.
|
|
|
|
BOLETIM PROHORT – O boletim de cotação de preço dos produtos da agricultura familiar apresenta os valores pagos pelos principais produtos produzidos pela agricultura familiar, de modo a auxiliar no levantamento dos preços médios praticados, por exemplo. Sua metodologia de coleta e atualização semanal dos preços dos produtos garante que o agricultor e as entidades executoras tenham sempre em mãos os valores de referência oficiais para sua negociação.
|
|
CADASTRO DE OFERTA – saber quem são, onde estão e o que produzem é fundamental para conseguirmos qualificar a oferta dos produtos da agricultura familiar. Esta ferramenta permite que o agricultor familiar e os empreendimentos familiares rurais cadastrem o rol de produtos que eles produzem, facilitando a conexão entre a demanda e a oferta para comercialização. O resultado deste cadastro é a construção de um mapeamento da produção local e regional, auxiliando as instituições executoras na definição da sua necessidade de produtos da agricultura familiar, por exemplo.
|
|